Sobre a Felicidade

Arguing and getting angry never works.
Understanding and loving always works.
Of course, the work at hand, is your own happiness.

Another day on the J.O.B.
-The Universe

Alguma vez você já parou para refletir sobre a inconstância da felicidade?

Quem não teve momentos na vida de puro sucesso, onde você estava no topo do mundo e achava que estava feliz como nunca? E quem não teve, em descompasso, algum momento em que toda sua felicidade desabou e você se sentia como se você nunca tivesse se sentido feliz?

Acho que esse questionamento é suficientemente integro para exemplificar a inconstância da felicidade, do sentir feliz.  E sabe, nas últimas semanas eu não estava vivendo no presente,  eu tenho passado tanto tempo ocupado com passado e o futuro que eu não conseguia apreciar o que estava realmente diante de mim. Constantemente estava deixando minha mente executar todos os tipos de padrões de deflação, além de se ocupar com todos os arrependimentos possíveis sobre coisas que eu nem lembrava mais. De certa forma eu estava sabotando minha própria felicidade.

Mas depois de um tempo refletindo, lendo e meditando eu consegui chegar a algumas conclusões sobre a felicidade que já existiam por ai, mas que valem sempre serem repassadas.

Quanto maior seu potencial de felicidade, maior seu potencial de viver momentos ainda mais obscuros. E isso é sobre entender como a vida verdadeiramente é. Entender a liminaridade da felicidade e seu oposto é talvez conseguir escolher entre um ou outro.  E aqui seguem algumas reflexões sobre escolher a felicidade :

1 – Assuma a Responsabilidade

Nothing can bring you happiness but yourself.
-Ralph Waldo Emerson

Felicidade é uma escolha. Se você está infeliz agora é por causa das coisas que você escolheu pensar sobre. E você tem o poder de mudar isso instantaneamente.

Eu já fiz uma reflexão sobre isso no post “Por que nos sentimos sós” .

“Um menino vai para sua mãe e diz: “estou entediado.”A mãe responde: “Então você deve parar de estar entediado.” Esta lição aplica-se em variações diferentes. Se estou sozinho, então eu devo parar de estar sozinho.”

O grande desafio é aprender que felicidade nem sempre vem fácil,  é necessário algum trabalho. Quando tudo está indo bem,  estar feliz é simples. Porém, quando confrontando desafios e incerteza, é necessário que exista um esforço para não cair naquele sentimento de vitimização e ficar triste. É necessário que constantemente nos lembremos que somos os arquitetos da nossa própria felicidade. Afinal assim dizia o mago :  seja feliz ou fique feliz.

2 – Esteja aqui agora

If you are depressed you are living in the past.
If you are anxious you are living in the future.
If you are at peace you are living in the present.

-Lao Tzu

Sempre que você estiver largando algum grande capitulo da sua vida, seja a Faculdade, um relacionamento, uma viagem épica, temos a tendência de se agarrar a experiência passada e não soltar. Nós continuamente ficamos pensando sobre isso, desejando se poderíamos voltar no tempo. E isso só gera sofrimento. O passado se foi. O agora é tudo que temos.

Death is not an event in life: we do not live to experience death. If we take eternity to mean not infinite temporal duration but timelessness, then eternal life belongs to those who live in the present.

-Ludwig Wittgenstein

E pensando pelo outro lado,  concluímos que se preocupar sobre o futuro é apenas pensar sobre suposições que fazemos. A realidade é que a única coisa que está sobre nosso controle é o que estamos fazendo exatamente agora. Todo resto é só gasto de energia emocional. Faça seu melhor no presente, é tudo que realmente importa.

Enjoy every moment with all ya got
-Sanae Hanekoma , The World Ends With You

3 – Entregue-se ao que é

Always say “yes” to the present moment. What could be more futile, more insane, than to create inner resistance to what already is?

-Eckhart Tolle

Sempre que estiver em alguma situação ruim, como estar preso no trânsito ou no fim de período na faculdade lembre-se que ficar aborrecido por isso não resolve nada. É como tentar discutir com a realidade, com o que já é.

Mas mesmo assim, fazemos isso o tempo todo. Considere alguns pensamentos:

  • “Por que isso tem que ser assim?”
  • “Por que isso acontece comigo?”
  • “Por que minha vida não é mais simples?”

Soa familiar? Esse choramingar mental é inútil e causa grande parte do nosso sofrimento.
A causa primária da infelicidade nunca é a situação, mas sim, seus pensamentos sobre isso. E isso funciona da mesma forma que a sabedoria budista nos ensina: todas as situações são neutras, é como nós a rotulamos que as torna positivas ou negativas.

E estar ciente disso é algo extremamente poderoso. Afinal, quando discutimos com a realidade nós nunca ganhamos.

4 – Apenas seja

Alguma vez você já parou para pensar sobre o grande número de pensamentos que passam pela sua cabeça todos os dias? Milhares e milhares de pensamentos. Durante todo o dia, todos os dias.

Talvez seja culpa do mundo acelerado em que vivemos, mas parece que todos nós fazemos um esforço para colocar nossas mentes para baixo, afinal muito desse pensamento todo é desnecessário … e cansativo!

E sabe, eu estou a aproximadamente um mês discutindo com um amigo sobre a ideia dele de estar consciente sobre tudo o que ele faz o tempo todo, e até fico triste em dizer aqui para fazer o contrário. Para preservar nossa energia mental e abrir nossas mentes para insights poderosos, devemos ter momentos em que não pensamos sobre nada, em que nós estamos apenas existindo, sendo.

Meditação é uma ótima ferramente para desenvolver não só essa habilidade como a de estar consciente de tudo todo o tempo. E eu realmente encorajo vocês a tentarem. Mas lembre-se, o verdadeiro desafio está em ficar nesse estado (apenas sendo, existindo, sem pensar) durante o dia e não simplesmente ao meditar.

Amanhã, durante o dia, tente ver quanto tempo você consegue ficar sem pensar. É mais difícil do que parece,  mas esse é o portão para uma mente mais leve e limpa.

5 – Saia da sua cabeça e entre no Mundo

The best way to find yourself is to lose yourself in the service of others
-Gandhi

Se você está passando por tempos difíceis, você provavelmente vai se sentir inclinado a se isolar. E isso só vai piorar as coisas.

Procure ter a presença daqueles que você ama , que te inspirem.  E caminhe um passo a frente. Faça seu melhor para os deixar felizes! Sorria, pergunte como eles estão indo e ajude-os a superar seus desafios.

Quanto mais você foca na felicidade do outro, mais a sua virá.

It’s not the career you choose, the friend you marry, or the path you take that determines success or happiness in life, but that each day, in some small way, you seek to amaze as much as be amazed.

You “Wow” me,
-The Universe

Meu amigo, nossa mente é a ferramenta mais poderosa que temos em mãos. Ela pode criar coisas lindas, espalhar alegria e mudar o mundo. Mas ao mesmo tempo, pode criar muito sofrimento em nossas vidas. Está em suas mãos como você a usa.

A dor é algo que o homem deve suportar em seu coração. E como o coração sente a dor tão fácil, alguns acreditam que a vida é a dor.
– Kaworu, Evangelion

Não escolha a dor, escolha a felicidade.

Sobre AA

"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto. Não acredite em nada do que eu escrever. Acredite em você mesmo e no seu coração."
Esse post foi publicado em Caminhos Da Vida, Vida e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s