Comentários sobre a personalidade introverdida

Recortes e relações sobre a personalidade introverdida.

Recortes e relações sobre a personalidade introverdida.

Então, como eu já devo ter tido alguma vez por aqui, existe um método de resolução de problemas que eu uso que se baseia em dividir um problema em dicotomias ou tricotomias. Mas também, é um padrão comum classificar coisas de maneira dicotômica: quente x frio, bem x mal, ordem x caos. Em raros casos existem maneiras tricotômicas para o mesmo fim.

E assim foi feito com a forma que os seres-humanos se distinguem na sua forma de atitude e disposição sobre o objeto mundo : introversão e extroversão. E nesse texto queria comentar um pouco sobre a personalidade introvertida, que é onde eu estou na maior parte do tempo.

Bem, a maneira mais direta de se semantizar a personalidade introvertida é dizer que a mesma se orienta ao mundo interno e que o indivíduo introvertido se entrega a reflexão. Isso é a base para que se possa descrever esse tipo de personalidade.

Dizer que a mesma se orienta ao mundo interno é dizer que a direção da sua atenção são as  impressões, emoções e pensamentos. Ou seja, suas ações acontecem de fora para dentro: hesitabilidade, o pensar antes de agir, postura reservada, retraimento social, retenção das emoções, discrição, o bom ouvinte, o silêncio e a facilidade de expressão no campo da escrita. O indivíduo introvertido ocupa-se dos seus processos internos com insumos dos fatos externos. Ou seja, a grande diferença dele pro indivíduo extrovertido é o grau de subjetividade na sua orientação.

Por todos esses motivos e a tendência de pensar mais do que agir os indivíduos introvertidos tendem a serem classificados como egoístas e individualistas e assim sendo muito que comumente optam por fazer tudo sozinho, por sua própria iniciativa e seu próprio modo com seus próprios recursos.

Por se entregarem a reflexão têm como silêncio e tranquilidade seus significado de harmonia. No geral muitos sentem prazer em passar grandes quantidades de tempo sozinhos. Fogem de grandes grupos e de popularidade.

A soma de vários desses fatos faz com que essa personalidade seja estereotipada como instável, solitária e antissocial. E embora a introversão ou timidez seja um traço dessa personalidade, em decorrência do valor cultural atribuído sobre a mesma muito que comumente proporciona sérios prejuízos a qualidade de vida da pessoa levando-a a algum grau de sofrimento ou distimia.

Mas na real, os indivíduos introvertidos tendem a serem joviais, determinados, bons ouvintes, pensadores criativos com muito conhecimento sobre si mesmos.

Aproveitando o embalo deixo esse TED Talk maravilhoso como complemento a tudo que foi escrito até agora :

E como a Susan Cain comenta, não existe introvertido puro tal como não existe extrovertido puro. Nas contribuições de Isabel Myers e Katharine Brigg a teoria dos tipos psicológicos de Carl Jung foram classificados 8 tipos de personalidades introvertidas.

Lembrando que os tipos psicológicos não existem para reduzir pessoas e sim para mostrar diferenças individuais (baseadas em características estáveis) ajudando as pessoas a se conhecerem melhor.

Seguem os 8 tipos introvertidos com links para suas descrições.

E pra finalizar o que talvez seja um dos posts mais curtos que eu já escrevi nesse blog deixo uma imagem e uma frase, que do meu ponto de vista (como quase tudo aqui nesse blog) descreve a personalidade introvertida.

“Nós mergulhamos pois somos incapazes de boiar.”

Um abraço, e até logo.

Sobre AA

"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto. Não acredite em nada do que eu escrever. Acredite em você mesmo e no seu coração."
Esse post foi publicado em Psicologia, Vida e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Comentários sobre a personalidade introverdida

  1. Mariana Rosa disse:

    Olá! Fiquei feliz de encontrar um blog com tantas informações sobre esse tipo de personalidade, é impressionante como todas essas características se assemelham ao meu comportamento. Me identifiquei com quase tudo no blog e digo quase pq ainda não li o blog todo.

  2. F disse:

    Olá Mariana, fico feliz pelo reconhecimento e espero que ache mais textos com que se identifique nesse blog🙂. Você não sabe como isso me deixa feliz !

    Mas relaxe se encontrar alguma besteira por ai, tem muita coisa aleatória também🙂

    Espero que aproveite a experiência.
    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s