Sono polifásico

A grande quantidade de pessoas pensa que só existe uma maneira de dormir: Durma de noite por 6-8 horas, acorde de manhã, fique acordado por 16-18 horas e então repita. A realidade, é que isso se chama ciclo monofásico de sono, que é apenas 1 dos 5 principais ciclos que veem sido usados com sucesso ao longo da história. Os outro 4 ciclos são considerados ciclos polifásicos de sono em virtude dos múltiplos cochilos exigidos por esses em um dia. Mas como isso é possível? Isso é saudável ? Bem, a parte mais importante de cada ciclo é o estágio 4 , chamado REM (Rapid Eye Movement) (Movimento Rápido dos Olhos), o qual mostrou prover os benefícios do dormir para o cérebro acima de todos os outros estágios do sono. Quando mudar para um ciclo polifásico, a ausência de sono engana o corpo entrar no REM imediatamente ao invés de 45 a 75 minutos que é o padrão de quando estamos em um ciclo monofásico. Desta forma, você ainda recebe os benefícios de 8 horas de sono sem gastar todo o tempo que isso te faz levar para o REM, resultando num ciclo de sono mais eficiente. Seguem os ciclos polifásicos:

Ciclo Uberman

Sonecas de 20 a 30 minutos acada 4 horas, resultando em 6 sonecas cada dia. O ciclo Uberman é extremamente eficiente e geralmente resulta em se sentir mais saudável, revigorado após acordar além de fornecer sonhos extremamente vividos. Muitos usuarios do Uberman declaram o aumento da habilidade de ter sonhos lúcidos. Porém, o calendário faz com que seja quase impossível perder as sonecas sem se sentir horrivelmente cansado. Em sumo, muitas pessoas alegam e confirmam os resultados positivos desse ciclo, o grande problema é manter, visto que, as pessoas trabalham, tem esposa, filho e muitas outras coisas que os obriga a viver no ciclo monofásico para que consiga ter uma vida funcionando.

Ciclo Everyman

Este se baseia em uma soneca “principal” que é suprida com várias outras de 20-30 minutos. Uma das mais famosas variações que eu conheço é uma soneca principal de 3 horas e outras 3 de 20 minutos, ou, uma principal de 1hora e 50 minutos com 4 outras de 20 minutos, com intervalos iguais entre cada soneca. Este ciclo é muito mais fácil de se adaptar que o Uberman e permite mais flexibilidade na quantidade de cochilos e na necessidade de abandonar um cochilo ou outro. E ainda é extremamente eficiente comparado com o ciclo monofásico com apenas cerca de 3-4 horas de sono por dia. Tirando o período de adaptação ainda não vi ninguém comentar sobre efeitos negativos na saúde em geral.

Ciclo Dymaxion

Bucky Fuller, o designer/arquiteto/cara que fazia tudo, inventou esse ciclo baseado no  na sua crença de que nós temos 2 tanques de energia, o primeiro é fácil de repor enquanto o segundo é muito mais difícil. Então Bucky começou a dormir 30 minutos acada 6 horas. Isto é, 2 horas por dia dormindo! Ele declarou se sentir, “na condição mais vigorosa que eu já senti e aproveitei”.  Médicos examinaram ele após vários anos usando esse ciclo e declaram que ele sempre esteve perfeitamente saudável. O que aconteceu, é que, Fuller, depois de uns anos parou com esse ciclo pois seus parceiros de negócio estavam travados em ciclos monofásicos. Este é de longe o mais extremo dos 4 ciclos alternativos mas também é o mais eficiente.

Ciclo Bifásico/Siesta

Esse não precisa de um diagrama, o ciclo bifásico é basicamente o que vários estudantes fazem no mundo. Ele consiste em dormir por 4-4,5 horas de noite, e então, tirar um cochilo de 90 minutos +- durante o meio do dia ou em alguma hora (durante as aulas). Não tão diferente porém mais eficiente(não muito) que o monofásico.

Então qual ciclo é o certo pra você?

Toda a complexidade da resposta dessa pergunta se baseia no seu estilo de vida. Tenha em mente que se você decidir mudar seja para o Dymaxion ou Uberman, você vai parecer um zumbi do dia 3 ao 10 até que seu corpo se ajuste ao ciclo. Isso é uma média genérica, eu, fiquei quase 15 ~ 20 dias tipo zumbi. Algumas dicas para tudo isso funcionar com você :

– Coma coisas saudáveis, evite comidas pesadas e a transição vai ser muito mais fácil.

– Custe o que custar, arrume algum projeto para trabalhar nas horas livres que você vai ganhar, isso faz o tempo “correr mais rápido”.

– Se possível,  consiga 2 ou 3 semanas de liberdade para ajustar o ciclo, isto é, férias.

– Não desista no meio. Qualquer ciclo vai ficar exponencialmente mais fácil de levar derrepentemente após a segunda semana. Apenas seja paciente e diligente! Não pule sonecas ou mude a quantidade de cochilos se não você vai ter que recomeçar de novo do zero.

– Sobre a acima, nunca em hipótese nenhuma durma mais do que permitido, também não durma fora do horário ou deixe de dormir.

– Durante a adaptação jogue fora todo o café e energético que tiver em casa, não encoste neles. Pode voltar a tomar depois da adaptação mas longe dos horários de dormir.

– Reduza os exercícios físicos durante o período de adaptação.

– Entenda que você vai ter mais tempo durante o período de 24 horas, isto é, você vai ter mais fome, não engorde.

– Use artificios naturais para acordar das sonecas como luz do sol ou música alta enquanto usa o escuro e o silêncio para dormir.

– Pra mim funciona dormir em lugares que eu normalmente não durmo, o sofá do centro acadêmico la na faculdade tem me ajudado bastante.

Se você está seriamente considerando mudar para um ciclo de sono polifásico, uma boa e real leitura informativa é o “In-depth report” da experiência de Steve Pavlina com o Ciclo Uberman : aqui.

Abouts e abouts.

De acordo com estudos sobre sono polifásico, a memória e a capacidade analítica dos usuários desse estilo de sono apresentam uma melhora comparada aos usuários de cilos monofásicos ou bifásicos.

Nem tudo é bonito como parece, existem duas escolas dentro do pensamento sobre como o sono polifásico afeta nossos padrões de vida. A principal, diz que o REM é o estágio mais importante das etapas do sono padrão e o único realmente necessário. Eles dizem que o corpo precisa de múltiplas horas desse estágio por dia e de fato no sono monofásico temos o REM se repetindo pelo menos duas vezes (se não me engano) e por mais tempo! Por isso, que um cochilo no sono polifásico é composto inteiramente pelo REM, você começa sofrendo que nem um zumbi pois não consegue na adaptação chegar no REM rápido como deveria.

A outra escola sugere que o corpo entre em diferentes estágios nos diferentes intervalos de sono, o que em minha opinião é uma conclusão bastante interessante (e que pensando agora nos primeiros dias (os zumbi days) parece fazer muito sentido)

A ideia de que o sono polifásico é composto apenas pelo período REM é relativamente popular, eu mesmo acredito nisso. A maioria concorda com isso porque sugere que esta seja a razão pelo efeito mentalmente rejuvenescedor desse padrão de sono. Porém, amigos, cientificamente falando existe um impasse nesse assunto, já foi provado que a privação do sono pode levar camundongos a morte num período de 3 a 8 semanas, mas a noção de que o estágio REM seja a mais importante fase do sono, ou mesmo, necessária para uma boa saúde é a parte mais duvidosa: afinal pessoas deprimidas possuem estágios REM excessivos, e os remédios usados para tratar depressão não afetam negativamente a cognição, atenção ou memória, embora praticamente anulem os estágios REM.

Mas que isso tudo, realmente existe um outro lado nessa questão de Sono Polifásico. Eu tenho minhas próprias conclusões sobre o REM e sei o que faço e o que eu sigo. Depois vou abordar melhor sobre isso, por enquanto me retirarei e irei comer bolo, pois bolo é bom. Ficam aqui créditos para a wikipedia, alguns blogs na internet, dreamviews e principalmente ao http://sleep.shadowpuppet.net/ . Abraços!

Sobre AA

"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto. Não acredite em nada do que eu escrever. Acredite em você mesmo e no seu coração."
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