Lucid Dreaming

Sonho Lúcido é a experiência de estar completamente consciente dentro de um sonho enquanto está, de fato, sonhando. Esta constatação leva o usuário da mesma à um completo poder sobre o sonho, permitindo que o mesmo ir para qualquer lugar e fazer qualquer coisa dentro de um sonho. Como muitos dizem, é a única maneira de voar. Talvez você já tenha experienciado isso na sua vida uma ou duas vezes, mas as chances são que o sonho não tenha durado muito tempo. Isto porque, logo que as pessoas ficam excitadas de perceber que conseguiram lucidez, tendem a acordar. Então, como se evitar esse problema, ou mesmo, como se faz para ter sonhos lúcidos mais conscientes em primeiro lugar? É para alguns um processo bastante longo antes que se possa obter qualquer resultado satisfatório, mas há definitivamente uma maneira de fazê-lo se você estiver comprometido. Afinal, por que não se divertir depois de adormecer também? Estender seu tempo? Seja etéreo.

A minha experiência com sonhos vem desde mais jovem, se eu não me engano desde uns 12 anos que eu tinha sonhos lúcidos quase todos os dias sem saber o que eram, me lembro que vivia minhas memórias dentro dos sonhos, e adorava ficar vendo e revendo algumas cenas da minha vida, vou comentar mais brevemente sobre algumas coisas sobre isso. Somente aos meus 15 anos que eu soube mesmo que eram sonhos lúcidos e que eu os tinha constantemente que eu passei a estudar sobre os mesmos, desde a ciência envolvida até as possibilidades.

1 – Domine a capacidade de se lembrar dos seus sonhos.

Antes que você possa ter um sonho lúcido, você tem que ser capaz de se lembrar dos seus sonhos naturais afim de melhorar sua capacidade. Quando mais jovem você for, maior vai ser sua capacidade de se lembrar, eu mesmo, de uns anos para cá parei de me lembrar alguns de meus sonhos naturais (principalmente aqueles de ônibus) e tive que adotar alguns métodos para não esquecer. Mas em primeira instância diga a si mesmo antes de ir dormir que você vai lembrar o seu sonho. É simples, apenas recite vocalmente algo como “eu vou lembrar dos meus sonhos amanhã de manhã”. Isso vem da programação neurolinguística e é como auto ancorar uma ideia na sua mente, o que vai fazer recordar mais fácil.

Em segundo lugar, descubra o seu método para registrar seus sonhos quando você lembrar deles. Um caderno, blog, podcast ou escrever na parede, você apenas tem que fazer isso de uma forma concreta. Documentando seus sonhos irá forçar você a lembrar de cada pequeno detalhe do sonho e vai treinar sua mente para lembrar dos mesmos automaticamente. Certifique-se de que você anote seu sonho imediatamente depois de acordar com eles ou você vai esquecê-los. O registro de um sonho também irá permitir que você vá parar trás e lembrar dos seus sonhos de semanas e meses atrás de modo que você pode procurar por padrões que possam te ajudar a alcançar a lucidez consistente.

Se você for seguir meu caminho, saiba que eu uso cadernos. Mas para eles fazerem sentindo e todos os processos mentais entrarem em harmonia, você deve usar um caderno que seja especial para você. Não adianta usar aquela coisa velha que nem pode mais se chamar de caderno, e saiba que você não deve deixar outras pessoas lerem, porque ele perde a qualidade de especial que corre subconscientemente em você. E se possível, deixe uma caneta só para ele, não use-a para outras coisas. Tudo isso vai ajudar a tornar o processo muito mais efetivo.

Se você está tendo problemas em se lembrar dos seus sonhos, mesmo com esses métodos, você pode definir alarmes para acordá-lo durante o seu ciclo de sono REM para então sempre acordar durente o seu sonho. Os ciclos do sono tem duração de cerca de 90 minutos, e o REM ocorre no final do ciclo. Então, se você definir o alarme para qualquer intervalo de 90 minutos depois de adormecer, você terminará muito provável acordando durante um sonho, o que além de te deixar puto, vai fazer as coisas muito mais fáceis de serem lembradas.

2 – Carregue sua consciência.

Escolha uma noite quando você estiver tão cansado que você vai cair no seu sono assim que você bater a cabeça na cama … mas não faça. Deite de costas com os braços ao seu lado e mantenha os olhos abertos por tanto tempo quanto é possível. Não sacuda a pena, não mecha os braços muito e principalmente não mecha muito nos olhos com a mão. Você não esta tentando ficar acordado, apenas está tentando manter os olhos abertos. Eventualmente, você vai cair no sono, mesmo sem perceber. Por alguma razão, isso vai torná-lo mais consciente quando você começar a sonhar, tornando mais fácil ir para um estado lúcido. Faça isso repetidamente e você obterá resultados em breve. Essa técnica é uma derivada menos brusca da paralisação do sono induzida, que pessoalmente não sou muito fã.

3 – Reality Check

Se a ideia da semi paralisação de sono não te deixa confortável ou não esta ajudando. Reality check pode ser a solução, além de ir muito bem com o passo 1. Teste de realidade é uma forma tranquila e prática de tentar te levar a ter sonhos lúcidos. Isto é conseguido através do estabelecimento de um padrão de testes durante todo o dia (sim sim, enquanto você está acordado), de modo que você irá naturalmente verificar se você está sonhando quando você está dormindo. Você pode verificar se você está sonhando de inúmeras maneiras que variam de beliscar-se, verificando se o seu relógio está ligado ou mesmo verificando o quão alto você pode saltar. Isso soa estúpido, mas você tem que levar a sério ou você não terá a vontade de verificar a sério dentro do seu sonho também. Verifique se você está sonhando em intervalos regulares e em breve você estará fazendo o mesmo nos seus sonhos, virará parte da sua rotina. Nesse ponto você está quase pronto para o sonho lúcido.

O que eu costumava fazer sobre isso, era, sempre que estava chegando na escola, ou faculdade anyway, olhava para minhas mãos, normalmente em sonhos elas ficam de tamanho desproporcional , bem grandes. Fazia isso constantemente, e sempre olhava para um relógio de parede que tem aqui em casa, e sempre que entrava no meu quarto dava um salto. Teve uma semana que eu não estava conseguindo dormir direito, logo nem ter sonhos lúcidos, faz uns 2 anos, no dia que eu consegui dormir, eu estava dentro do meu quarto e por padrão pulei, na hora que pulei eu estava quase no teto ! Wow , Am I dreaming?

4 – Tips and Tricks

– Pratique meditação: as grandes coisas da vida, todas essas coisas legais que requerem um nível de consciência mais elevado precisam que você tenha um lado espiritual forte, incluindo de uma perspectiva mental. E a meditação é uma maneira eficiente de chegar nesse estado.

Se você está sentindo que vai acordar, corra em círculos: e o sonho vai começar a ficar claro de novo, essa é uma técnica eficiente para dominar pesadelos e continuar dormindo dando um reset no sonho, se não acredita na mesma, tente.

-Durma sabendo o que você quer: eu tive uma época na minha vida, que eu estava em um nível tão alto de lucidez que eu escolhia com o que eu queria sonhar e fazer antes de dormir e tudo acontecia como eu queria, isso não é totalmente bom,  mas ajuda bastante.

-5-HTP: um suplemento natural que melhora a produção de Serotonina, o que faz mais fácil ter sonhos lúcidos e mais vividos. Nunca testei pois não sou pro-suplementos e coisas do tipo, mas conheço quem usa e confio na palavra dos mesmos.

-Ondas sonoras: existem certas combinações de ondas sonoras que ajudam seu cérebro à alcançar o estado de lucidez necessário para um sonho lúcido, são bastante eficazes se você, diferente de mim, consegue dormir numa cama com fone de ouvido, eu costumava usar bastante em ônibus, mas acho que por eu ter uma experiência mais natural com lucid dreaming, elas foram só um adendo à minha pesquisa.

5 – O que fazer dentro de um sonho lúcido?

Lembre-se que você pode fazer QUALQUER coisa nos seus sonhos, e que estes são diretamente ligados com seu subconsciente, então, como conclusão, lucid dreaming pode te levar a diversas descobertas sobre si mesmo.

– Voe pelo céu, para outro planeta, para outra dimensão.
– Gaste uma noite com alguma celebridade, passada ou presente.
– Ligue para você mesmo pelo telefone e pergunte coisas importantes, sim, você vai conseguir respostas.
– Vá para o paraíso ou para o inferno de uma olhada lá.
– Tenha poderes , seja um super-herói.
– Faça coisas que explorem diversas sensações e descubra mais sobre você.
– Não exite.

6 – Cuidado com o alto nível de lucidez.

Numa época menos turbulenta da minha vida, eu estava nas alturas com meus sonhos lúcidos. Cheguei a um nível de lucidez tão alto, aponto de conseguir criar meu sonho do zero, cada canto, definir cada fala de cada personagem interno eu era no sentido direto da palavra, um DEUS. Essa época passou, mas conversando um dia desses com uns amigos, eles me convenceram à aceitar que essa não é a melhor experiência que se pode ter.

Afinal, o que eu fiz, de acordo com eles, foi conseguir matar ou suprimir intensamente a ligação do sonho com meu subconsciente. Ao definir tudo lá dentro, eu já sabia tudo que ia acontecer, cada palavra , cada ação, eu parava o tempo como se eu fosse um diretor de cinema mudando uma parte de uma cena. Meus amigos concluíram que isso era tirar o sonho do sonho, ou seja, viver uma vida falsa, mesmo que por algumas horas. Eles definiram essas experiências da minha lucidez como algo não vivido e sem graça, pois perdia toda aparte de me auto conhecer; e no fim das contas eles estavam certos. E eu sabia disso.

O começo da conversa, que começou sobre sono polifásico, passando por sonhos lúcidos, acabou numa reflexão interessante sobre o tipo de sonho que eu estava tendo (se é que se pode chamar de sonho) e a história do Dr. Manhattan, personagem do Watchmen.

Foi definitivamente uma das conversas mais interessantes da minha vida, e gostaria que isso ficasse retratado aqui para todos aqueles  que se aventuram por esse mundo fantástico. Hoje , eu penso melhor sobre isso e acho que no fim das contas não é uma coisa tão ruim porque eu gostava daquilo. Eu só peço para terem cuidado para não viverem uma coisa que não querem viver.

Qualquer hora eu volto a comentar aqui no blog sobre esse tema que é demasiado interessante.

Sem mais,
Adieu.

Sobre AA

"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto. Não acredite em nada do que eu escrever. Acredite em você mesmo e no seu coração."
Esse post foi publicado em Sonhos e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Lucid Dreaming

  1. Vitor Gallugo disse:

    Post Foda!
    DEMAIS!!!

  2. Pingback: Sono polifásico | The World Is Garbage!

  3. Mariana Rosa disse:

    Aproveitando o post , eu queria perguntar se vc já teve alguma experiência de parilisia do sono, a maioria das pessoas chamam de catalepsia projetiva, pq dizem que com algum tempo e treino vc consegue fazer uma projeção, bem , tenho que admitir que acho isso mto surreal, mas a tal da paralisia acontece e é na minha opinião mto desagradável, fico apavorada toda vez q acontece e vou tentando gradativamente reestabelecer os movimentos, algumas pessoas consideram um dom,dizem q vc fica entre o “mundo dos sonhos” e o “mundo real”, há alguns anos pesquisei e descobri q graças a Deus é algo comum, mas q acontece mais com pessoas q conseguem ter mais sonhos lúcidos. Já aconteceu com vc?

  4. F disse:

    Oi Mari, eu sei bem do que se trata paralisia do sono e conheço alguns métodos (que aparentam funcionar se vistos de uma maneira lógica) porém nunca cheguei a tentar e nem a ter uma propriamente dita. Eu sempre tive uma capacidade incrível de ter sonhos lúcidos sem nenhum esforço , mas ultimamente tenho aos poucos perdido ela, acredito eu.

    Acho que o mais próximo de uma experiencia desse tipo que eu tive foi uma experiência de quase morte, eu relatei algo sobre isso aqui : https://worldgarbage.wordpress.com/2010/08/11/experiencia-onirica-consciente-too-fast-to-live-to-young-to-die/

    Abraços

Deixe uma resposta

