Quick Thought: Igualdade, perspectiva sobre o ser diferente.

Enquanto conversava com um amigo hoje, que na verdade vai ser na semana passada quando esse post for publicado, lembrei de algo que eu ja tinha tinha em mente à muito tempo mas que nunca tinha parado para analisar para mim mesmo.

Existe aquele pensamento global de que todos nós somos iguais, seja por uma justificativa de que temos a mesma estrutura básica ou que somos todos filhos de algo maior ou que temos pernas e dedões, enfim, isso foi bem tosco mas de qualquer forma a minha maior conviccão de vida é o contrário desta.

Não somos todos iguais. 

Acho que acreditar no contrário disso é ser no minimo ignorante ou ser muito intensamete sei lá, muito intensamente idiota para acreditar nisso, ou tem que querer muito que as pessoas sejam iguais para acreditar nisso. Me enrolei, talvez até tenha uma perspectiva psicológica sobre as pessoas que acham que todos somos iguais. Provavelmente vou pensar sobre isso enquanto eu estiver no onibus amanhã indo para o trabalho.

Mas existe um pensamento muito fino, simples, provavelmente imbecil e semi-banal para sustentar a premissa.

Primeiro, todos os homens não são criados igualmente. Segundo, alguns nascem mais rápidos, outros “mais bonitos” (entenda quando eu falo isso, é pegando o conceito de beleza de uma perspectiva mais coletiva e imbecil) ; alguns outros nascem de família rica enquanto alguns nascem com alguma doença ou na pobreza. E partindo disso a gente pode simplismente concluir que cada ser humano é inerentemente diferente.

Mas será que só essa linha de pensamento basta para quebrarmos o pensamento coletivo de que somos todos iguais? Eu considero muito pouco.

Tudo bem, alguém ae tem mais algum argumento sobre essa palhaçada toda sobre igualdade? Deus no fez todos iguais? Todos nós gostamos de chocolate por isso somos iguais? Enfim, não quero  ficar pensando aqui sobre isso, seria mais interessante o porque desse pensamento e destacar o porque realmente isso pode ser verdade (exatamente, caminhar ao contrário do que eu acho ser certo).

Escolhemos coisas diferentes, agimos diferentes, seguimos trilhas diferentes, decidimos por carreiras diferentes, comemos chocolates diferentes, temos preferencias diferentes, e temos uma visão diferente. As vezes nem nossos sistemas biológicos são iguais…

Mas é isso, eu repentinamente fiquei sem saco de discutir esse tema, fica isso que já tá escrito como quick topic for you .

Sobre AA

"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto. Não acredite em nada do que eu escrever. Acredite em você mesmo e no seu coração."
Esse post foi publicado em Filosofia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

