O verdadeiro sentido da vida : a individuação

Ta foda, ta foda para caralho. Milhões de dias sem postar, e agora são 00:51, discuti com metade do meu msn, mandei todo mundo aqui em casa tomar no cu e agora para completar meu dia de menino rebelde e egoista nada melhor que me fingir de inteligente postando no unico lugar onde eu posso fazer isso : aqui!

Sabe, existe uma ideia que corre pelo tempo, a tanto tempo, infiltrando a cabeça das pessoas e criando dúvidas sobre o que elas sempre acharam que quiseram ou o que elas mesmo eram ou são. Em números : 8 das 10 pessoas que vão num psicologo por causa de depressão, sendo estas 75% das pessoas que vão há um,  apresentam essa duvida primodial : qual é o sentido da vida?

Mas por que isso acontece?

Em sumo, é por que, muitos de nós esquecemos que somos seres espirituais e passamos a viver uma vida comum e terrana, baseado totalmente no fisico e tatil : materialismo, consumo exacerbado, capitalismo. Esquece-se do ser e volta-se para o ter.  Entram em hipnose coletiva e acham que a vida começa no nascimento e termina a morte fisica, criando questionamendo do “pra quê?”

Para que viver? Qual o sentido da vida? Nos questionamos o tempo todo sobre diversas coisas, mas raramente paramos para pensar por que estamos aqui e por que vivemos e sofremos… Devemos nos perguntar ? Talvez não, talvez sim, mas independente da respostas algumas pessoas sempre perguntarão enquanto outros não.

Existiu um filósofo do século passado , que após toda sua pesquisa e no meio de sua vida, ele chegou a seguinte conclusão sobre o signficado do mundo:

“O significado do mundo, não está no mundo.”

E assim a vida dele sucedeu, se ele define como paradigma que o significado do mundo não é obtivel (ele não disse que não existe), e caminha usando essa frase como présuposto existencial ele cria a necessidade de caçar um objetivo entao o que ele faz? Bem, se ele não pode achar o signifaco do mundo , da existencia e de muitas coisas mais, então por que não achar o signifado do possivel? Por  que não tentar entender o além e sim o que está a vista? Por que falar de coisas admensionais se mal podemos trabalhar com elas?

A questão, é que ao se dar essa resposta, o filosofo não está dizendo que o sentido da vida não existe , ou não está ao nosso alcançe. Ao dar essa resposta a pergunta fundamental, ele não está nada mais nada menos de que se alocando no processo do sentido. Ele está vivendo no alive o que é pra ser feito com a vida.

Ele está se uniciando, ele esta de individuando, ele está se tornando unico.

E esse é o caminho da vida: a individuação.

Vamos wikipediar essa palavra misteriosa:

“O conceito de individuação foi criado pelo psicólogo Carl Gustav Jung e é um dos conceitos centrais da sua psicologia analítica.

A individuação, conforme descrita por Jung, é um processo através do qual o ser humano evolui de um estado infantil de identificação para um estado de maior diferenciação, o que implica uma ampliação da consciência. Através desse processo, o indivíduo identifica-se menos com as condutas e valores encorajados pelo meio no qual se encontra e mais com as orientações emanadas do Si-mesmo, a totalidade (entenda-se totalidade como o conjunto das instâncias psíquicas sugeridas por Carl Jung, tais como persona, sombra, self, etc.) de sua personalidade individual. Jung entende que o atingimento da consciência dessa totalidade é a meta de desenvolvimento da psique, e que eventuais resistências em permitir o desenrolar natural do processo de individuação é uma das causas do sofrimento e da doença psíquica, uma vez que o inconsciente tenta compensar a unilateralidade do indivíduo através do princípio da enantiodromia. “

Póóóóoooorraa tio, não entendi porra nenhuma. Bem, basicamente individuação é como o processo de amadurecimento, é quando você começa a descobrir sobre você mesmo e se identificar com você mesmo. Quando você define seus próprios valores ao invéz de absorver os dos outros. Quando você deixa de outra pessoa, como a maioria de nós somos, e passa a ser você mesmo.

Você , acha que você é você mesmo? A maioria de nós não passamos de outras pessoas. Nossos pensamentos são de outras pessoas, nossa visão politica também, algums de nossos ideais vem de nossas mãe , assim como assumimos alguns de nossos professores. Então como nós podemos dizer que somos nós mesmos?

Então, agora que descobriu que você não é você, como se sente? Perdido talvez. A maioria das pessoas vai tacar o foda-se, mas é essa a verdade. Você pode viver sua vida toda, sendo um pouco de cada pessoa, ou pode assumir que você está vivendo um processo pra se descobrir e se tornar um ser unico, de achar sua própria individualidade, de ver sua própria essencia. A vida é isso. Cada desventura que ela propões seja acasual ou consequencia dos seus atos anteriores é nada mais nada menos para isso: ajudar você a achar você.

Parafraseando Acid, do Saindo na Matrix :

Individuação
É um processo ininterrupto de aprimoramento pessoal. A harmonização do consciente com o Self. O caminho para a iluminação. Todos estamos num processo de Individuação, no entanto, a grande maioria não o sabem. Mas os que estão suficientemente conscientes deste processo, podem tirar algum proveito disso.

Mas não é assim tão é fácil: o ego reclama, pois se sente tolhido em suas vontades ou desejos, e projeta essa frustração sobre qualquer objeto exterior (Deus, a economia, o vizinho, o namorado(a) ou o trabalho). Algumas vezes tudo parece estar bem com a pessoa, mas no íntimo ela sente tédio e um vazio mortal. Há também o perigo de identificação com a Persona. Aqueles que o fazem tendem a tentar tornar-se perfeitos demais, incapazes de aceitar seus erros ou fraquezas, ou quaisquer desvios de sua auto-imagem idealizada. Aqueles que se identificam totalmente com a Persona tenderão a reprimir todas as tendências que não se ajustam, e a projetá-las nos outros, atribuindo a eles a tarefa de representar aspectos de sua identidade negativa reprimida.

Há alguns estágios básicos para a Individuação, que são: reconhecer as máscaras (persona), confrontar a Sombra, a Anima / Animus, e finalmente, o desenvolvimento do Self. Mas não pensem que acaba por aí, ou que isso seja fácil. É necessário ter em mente que, embora seja possível descrever a Individuação em termos de estágios, o processo é bem mais complexo que isso. Todos os passos mencionados sobrepõem-se, e as pessoas voltam continuamente a problemas e temas antigos (espera-se que de uma perspectiva diferente). A Individuação poderia ser apresentada como uma espiral na qual os indivíduos permanecem se confrontando com as mesmas questões básicas, de forma cada vez mais refinada. Este conceito está muito relacionado com a concepção Zen-budista da Iluminação, na qual um indivíduo nunca termina um Koan, ou problema espiritual, e a procura por si mesmo é vista como idêntica à finalidade. É como falei antes: a vida é um eterno “Saindo da Matrix“.”

Ótimo Felipe, falou 500 porras com vários jargões da analitica que eu não entendo!  Vamos decifrar:

O sentido da vida é nos se tornar unicos, entrando em hamornia com nossos problemas interno e externos e definindo um conjunto unico de caracteristica só nosso. Existe um guia sobre como fazer isso, mas quando você acaba, você vê o que pareçe ser um novo começo. Você larga as máscaras sociais, luta contra seus medos e problemas internos, entra em harmonia com a sua sexualidade e depois disso tudo, você precisa ir atrás do seu objetivo de vida (que não é o sentido dela), ele , o objetivo da vida (self) é um alvo pelo qual as pessoas sempre lutam, mas raramente atingem. É o objetivo essencial da sua personalidade , é aquilo que você sente mais avontade no mundo de fazer, mas que talvez você nunca vá descobrir o que é.

Individuação significa tornar-se um ser único, homogêneo. Na medida em que por individualidade entendemos nossa singularidade mais íntima, última e incomparável, significando também que nos tornamos o nosso próprio si mesmo. Pode-se traduzir Individuação como tornar-se si mesmo, ou realização do si mesmo.

Individuação é um processo de desenvolvimento da totalidade e, portanto, de movimento em direção a uma maior liberdade. Isto inclui o desenvolvimento do nosso objetivo de vida, além da integração de várias partes da nossa alma. Quando tornam-se individuados, nosso eixo mente-alma expressa-se de maneira mais sutil e complexa, nos fazendo pessoas “melhores”, sensatas, algumas vezes calmas e de maior visão.

Quanto mais conscientes nos tornamos de nós mesmos através do auto conhecimento, tanto mais se reduzirá a camada do inconsciente pessoal que recobre o inconsciente coletivo. Desta forma, sai emergindo uma consciência livre do mundo mesquinho, suscetível e pessoal do Eu, aberta para a livre participação de um mundo mais amplo de interesses objetivos.

O que estou dizendo, é que quanto mais você deixa de ser outras pessoas pra se tornar você mesmo, quanto mas individual (não estou falando do conceito politico de inividualismo que é contrario ao coletivismo) , mais unico mais aberto você fica ao mundo, você ganha visão.

O que quero dizer, é que foda-se. Quero que se foda aquela discursão de que as mulheres são mais maturas que os homens. Indendente da ciencia e da matematica e o que essas filhas da puta falarem pra vocês. Eu quero que se foda , e que se foda mesmo todo mundo que usa isso como base de discussão pra qualquer coisa na vida. Eu não sou machista, não estou querendo defender os homens ao falar que a porra do “fato” das mulheres amadurecerem mais rapido primeiro seja invalido ao meu ver. Se a biologia diz algo sobre isso eu quero que se foda ela também. Por que a maioria das pessoas no meio da clamada guerra do sexo usam essa “pesquisa” de que as mulheres “amadurecem” primeiro e mais rapido do que os homens devem ir se fuder , com todo respeito, deve ter muita gente puta comigo agora.

Não interessa se vocês tiram as suas fraldas primeiro, ou se vocês começam a tomar banho sozinhas e a limpar a merda nas suas bundas antes de nós. Por que isso é invalido, no fim quando ambos crescemos, estamos todos tão perdidos como os outro.  Se as mulheres são superiores ou não eu não sei, para mim estão todos no mesmo patamar  , homens e mulheres.

E se nós somos eternas crianças, que com 60 anos na cara gostamos de futebol,  então por favor senhoritas, salvem o mundo logo.

E eu não acredito que falei disso aqui auisuihasuihdasd.

Sobre AA

"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto. Não acredite em nada do que eu escrever. Acredite em você mesmo e no seu coração."
Esse post foi publicado em Psicologia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para O verdadeiro sentido da vida : a individuação

  1. Conselheiro disse:

    Bastante interessante o texto. É um bom caminho para o desenvolvimento dos próprios valores.
    Este é o caminho natural. Quem se perde pensando em coisas fúteis não amadurece, incluído aqueles que só querem diversão, sexo.

    Tendemos a ver o desenvolvimento intelectual como algo nobre e moderno, enquanto o desenvolvimento físico como secundário e banal e perdemos a chance de desenvolvermos nossas potencialidades físicas. Os gregos pelo contrário davam importância a ambos aspectos, fazendo exercícios de força, potência, agilidade, flexibilidade e resistência, estudo de anatomia, recuperação, alimentação e assim por diante.

    Da mesma forma, devemos fazer vários estudos intelectuais, como praticar meditação, fazer estudo filosófico, psicológico, medicinal, cultural, estratégico, administrativo, exercícios de lógica, criatividade, música e assim por diante. Com a harmonia em todas as partes, nos tornamos mais completos.
    Podemos preferir nos concentrarmos em poucas partes para nos especializarmos, mas estaremos nos tornamos dependentes de outros para que assim possamos nos complementar.

    Sobre mulheres amadurecerem mais cedo, isto acontece pois homens mais velhos estão geneticamente destinados a terem mulheres mais novas.
    Um homem de 20 anos não se casa imediatamente com uma mulher de 20 anos. Primeiro ele precisa ficar uns 10 anos amadurecendo, comprando casa e ganhando uma forma de sustento para aí sim formar uma família, então homens de 30 anos se casam com mulheres de 20 anos. É por isso que mulheres se sentem atraídas por homens mais velhos.

    Outro motivo para isto é que caso um homem de 20 anos brigasse com um homem de 30 para se relacionar com uma mulher ele perderia, pois o homem de 30 seria mais forte e experiente, então a natureza colocou um dispositivo de retardamento do amadurecimento masculino para assim evitar que muitos jovens sejam extintos pela competição sexual na natureza.

    Mas conforme nós vivamos em sociedade, este dispositivo deveria ser eliminado aos poucos, com homens e mulheres amadurecendo ao mesmo tempo, só que como tal comportamento animal se adapta à vivência em sociedade devido ao processo de formação de famílias, provavelmente este dispositivo não será eliminado dos nossos genes, pois agora este processo de 10 anos de amadurecimento masculino deixou de ser para o ganho de força + experiência para ser o ganho de bens + renda.

    O melhor a fazer é se concentrar em desenvolver sua própria vida até os 30 anos, com relacionamentos casuais até lá, senão corre o risco de acontecer o que acontece com vários homens, que deixam de dar importância aos estudos para dar importância à diversão e namoros, comprometendo assim o restante de sua vida.

    Sobre falar abertamente na sociedade, isto está fora de opção, pois embora digamos que temos “liberdade de expressão”, tal liberdade não existe.
    Você pode ser ostracizado ou até processado judicialmente por dizer algo “óbvio”.
    Para viver em sociedade, é melhor ser um “bom” cidadão, pois assim evita se envolver com pessoas perigosas (diminuindo os riscos de violência) e também poderá se relacionar com mais facilidade. Seus pensamentos mais “exóticos” só podem ser compartilhados com poucos amigos, pois os outros podem interpretá-lo de várias maneiras erradas e até julgar que você queira fazê-los se sentirem inferiores intelectualmente e poderão te punir de alguma forma “indireta”.

    Um exemplo do que eu adoraria falar a todos mas que não posso falar é algo sobre homens e mulheres:

    Muitos homens só pensam em sexo e enganam suas parceiras (mentem, dizendo que vão se casar, etc.), quando o mais provável é que ele só ficará com elas até elas se tornarem muito chatas ou envelhecerem, deixando-as para substituí-las por outras. Mesmo assim, muitas mulheres preferem continuar enganando a si mesmas e se sentem fortemente atraídas por homens assim.

    Muitas mulheres são extremamente manipuladoras e não dá para confiar em nada que dizem. Já tive amigas que me ajudaram a identificar manipulações de namoradas e fiquei perplexo com a naturalidade com que elas mentem, melhores do que muitos artistas internacionais. Não dá para se relacionar com elas deixando a razão de lado em “nenhum momento”, senão elas se aproveitam disso para começarem a te manipular sem você nem perceber.

  2. F disse:

    Olá Conselheiro,

    Você realmente achou um post bem antigo para comentar. Reli ele antes de ler seu comentário e notei o quanto eu amadureci com o tempo. Sobre o seu comentário, adiciono que em tempos não dava realmente muito valor para o desenvolvimento físico por não achar os meios atuais de o faze-lo concorrentes com a minha personalidade que é de maior parte introvertida. Mas depois que entrei em contato com o chamado “Método Natural de Educação Física” (Méthode Naturelle) eu comecei a dar mais importância para tal. Os gregos realmente eram geniais.

    Acho que quando eu escrevi esse post (acho não, tenho certeza) que eu não conseguia aceitar , por motivos de natureza individual, algumas das verdades que você citou no seu comentário. Hoje, por motivos de elevação de consciência , como algo mostrado por aqui : eu tenho aceitado melhor e visto como isso prejudicou minhas ações em alguns momentos da minha vida.

    E lendo o último paragrafo do seu comentário eu até evidenciei, talvez, que desde que eu comecei a escrever esse blog eu trabalhava com a informação que eu recolhia do mundo de uma maneira muito mais emotiva, intuitiva e hoje eu faço isso de uma maneira absurdamente mais lógica, racional. Acho que é por isso que eu aceitei e achei extremamente válido tudo que você comentou.

    Obrigado pela excelente presença e desculpa pelo péssimo português desse post, eu prometo que os mais novos estão infinitamente melhores!

    Abraços!

  3. Conselheiro disse:

    Quando aprendi há anos atrás a como ler livros corretamente, aprendi que há alguns livros que parecem “evoluir” com o leitor, pois quando o leitor o lê novamente, conceitos novos aparecem. Alguns livros raros ainda por cima você passaria a vida inteira lendo-os e mesmo assim aprenderia conceitos novos ou a ter uma visão mais profunda dos conceitos antigos.
    Acontece é que nós evoluímos com o tempo, e assim algo que não tínhamos visto no passado começamos a ver agora.

    Este valioso livro se chama: How to read a book – Mortimer J. Adler
    E outro interessante também é: How to Speak How to Listen – Mortimer J. Adler

    Caso queira pesquisar sobre exercícios físicos, um ótimo site é este destinado a atletas de várias modalidades: http://www.pponline.co.uk/encyc
    Veja o menu de Trainings na lateral direita para ter acesso a artigos de alta qualidade.

    Um outro ponto importante é também dominar seu lado emocional, pois todos somos criaturas emocionais, com a excessão dos psicopatas, que devido à psicopatia não conseguem sentir nada e portanto não têm remorços de puxar o tapete de alguém no trabalho para conseguir um cargo alto.

    Sem dominar seu lado emocional, mesmo que você seja forte e inteligente, esta fraqueza será utilizada contra si. Irão te manipular sem pudor…
    Exemplos de possíveis manipuladores: filhos, amigos/inimigos e namoradas/esposas.

    Um outro erro que muitas pessoas cometem é “dizer” suas fraquezas.
    Nunca faça isto. Um homem experiente nunca diz suas fraquezas, nunca chora na presença de outros e nem se mostra frustrado e irritado por nada.

    Eu tenho muitos defeitos, mas deixo meus inimigos frustrados porque nunca revelo minhas fraquezas e busco esconder ao máximo minha raiva ou outros estados emocionais, assim eles não sabem como me atacar. Desta forma, tenho tempo para corrigir meus defeitos e me fortalecer.
    Quando algum parente/amigo/namorada te disser para “se abrir”, nunca se abra. Não se esqueça que Sansão perdeu sua força porque contou seu segredo para Dalila e que Siegfried (O Anel dos Nibelungos) foi morto porque disse aos seus pseudo-amigos onde era o seu ponto de fraqueza por onde poderia ser morto (o único local que não foi banhado com o sangue do dragão, que daria uma pele impenetrável).

  4. F disse:

    Oi Conselheiro, já tinha lido seu comentário mas não cheguei a responder pois estou muito enrolado com a vida.

    Cara muito show o link com os exercícios físicos, me motivou muito a gastar mais tempo com essas coisas. Concordei muito forte em tudo, apesar de muitas vezes eu sonegar muito de tudo. E agradeço também por me lembrar dessa maravilhosa obra que é o ‘O Anel dos Nibelungos’ !

    Um abraço cara e obrigado pelos comentários inteligentes!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s