Ateísmo e Deus

Bom, tenho muita coisa pra falar, mas antes de tudo:

Vivemos numa sociedade laica, certo? Ou seja, o estado não pode ter nenhuma filiação religiosa. A nossa Constituição Nacional garante a laicidade do estado, Porém, a mesma constituição começa dizendo que é promulgada sobre a graça de Deus, bom, se parte da premissa que Deus está abençoando a constituição, ela não é exatamente uma constituição sem ligação com religião, com fé, enfim.

Nós temos inúmeros feriados nacionais, existem várias cidades com nomes de santos, inclusive a maior do Brasil, São Paulo. Rio de Janeiro, a segunda maior, é na verdade a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, Salvador, também é de São Salvador.

Ou seja, temos um país que diz ser laico no papel, mas ele não é 100% laico.

Lembram-se daquela empregada que sequestrou um garoto na maternidade e eles cresceram como filhos dela a mó tempão atrás? Ela foi condenada, passou um tempo na prisão e depois de um tempo o juiz deu um alvará de soltura em liberdade condicional, e uma das condições foi que ela seguisse uma religião cristã.

Então temos um pais laico onde a lei e a ordem não podem dar palpite na religiosidade de ninguém e um juiz dizendo que uma pessoa tem que ser cristã senão vai ficar na cadeia. =)

São essas coisas como a presença de crucifixos em todos os orgãos públicos, deixando de fora as pessoas que, como eu, não acreditam nisso, deixando de fora os judeus, deixando de fora os hare crishnas que não acreditam em jesus. Ou você é cristão ou você é excluído de determinados ambientes ou determinados assuntos.

Se eu vou ao tribunal me mandam jurar diante de uma bíblia…

A religião quando ganha espaço e poder, excluí quem não acredita, como eu, e principalmente oprime as outras religiões.

A sociedade laica devia ser um espaço comum para todas as religiões, inclusive minha não-religião, para o ateísmo.

Sempre que falo que sou ateu, me perguntam “Po, você é ateu? Então não acredita em nada?? :O”. Não é assim, nós não acreditamos em Deuses, seres místicos, santos, anjo, seria como comparar com coelhinho da páscoa, papai noel ou mula sem cabeça. Não existem evidências sobre a existência de mula sem cabeça, como não existe a evidência da existência de anjos ou Deus(es), então nós preferimos não acreditar.

Antes de ser ateu, falo também que sou cético, não acredito facilmente, é preciso que me demonstrem, não basta só falar que “isso é isso” e pronto. Não sei como alguém que acredita em Deus não acredita em papai noel, já que a base para as duas coisa é a mesma, podem uma esta muito mais “presa” a sociedade. Ou seja, antes de mais nada sou ateu por uma questão de lógica.

“E os valores éticos e morais dos ateus? Da onde eles tiram já que não acreditam em bíblia ou alcorão ou qualquer outro livro sagrado?”

Tiramos esses valores da racionalidade, do bom-senso e da humanidade, simples né? Não é muito difícil saber o que é certo e o que é errado, basta pensar. Porém as religiões esquecem o fato de pensar, seguem dogmas que muitas vezes deixam as pessoas cegas. Pode se confiar nos valores morais da bíblia, onde Deus diz que o dia do juízo final, o dia de sua fúria, crianças serão estraçalhadas e mulheres estupradas? Tá lá na bíblia. Diz também que a mulher deve ficar calada e ser submissa a seu marido. Você mulher concorda com isso?

Nós achamos que devemos tirar nossos valores éticos e morais da humanidade, do pensamento e do mundo, não num livro que foi escrito a milhares de anos atrás com pessoas que nós nem sabemos se existiram.

Ser ateu não é seguir uma religião ou um “Ateísmo” como algumas pessoas pensam. Algumas pessoas pensam que ser ateu é uma outra forma de religião onde Deus é negado. Também não somos satanistas, o fato de não acreditar em Deus não quer dizer que devemos acreditar no Diabo, pelo contrário, o Diabo é um ser místico, e nós não acreditamos, assim como inferno e paraíso.

O ateísmo não é uma religião, não temos bispos, cleros, papas, rituais, nenhum tipo de clero regular que venha nos comandar.

Ser ateu é ser livre, eu tenho a liberdade de pensar em mim, da forma que eu quiser, não sendo obrigado a acreditar naquilo que o pastor falou pra mim, não tenho obrigação de acreditar nisso, minhas respostas são tiradas no meu raciocínio, da minha mente, de leituras e visualizações do mundo, não num livro sagrado que escreveram a milhares de anos e não existe nem registro de que possa ser verídico.

Esses são os fatos que, pra mim, o ateísmo devia ser propagado e difundido como as outras religiões são. O preconceito que nós estamos tentando derrubar é que impede isso. Acham natural divulgar religiões, mas um absurdo divulgar o ateísmo, como se nós não tivéssemos os mesmos direitos de todos os outros.

Nós não somos monstros, agressivos, sem princípios morais ou que atacavam as outras, ateus não são isso, até podem existir ateus assim, como também existem religiosos assim, basta lembrar das inúmeras guerras religiosas ao longo da história.

Não quero convencer ninguém de se tornar ateu ou nada disso, apenas quero que abram os olhos pra novas visões de mundo.

Mas minha mensagem é simples: Considere uma vez a possibilidade que Deus não exista.

Um Abraço!

Sobre brunobass

Bruno. É, aquele cara que gosta mais de musica do que de tudo. Acho que isso resume bem o que eu sou, um cara que adora musica em seus mais variados estilos, instrumentos musicais, bandas, e todos esses congêneres (ah garoto, falei bonito! haha). 17 anos, morador do Rio, sou baixista tenho uma banda e alguns poucos sonhos pra se realizar ainda. Tirando a música, gosto também de jogos (mas não tanto como esses outros viciados aqui), suco de maracujá e dias nublados. Interresante, né?
Esse post foi publicado em Filosofia. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

