Teoria da Existência – O que movimenta o mundo?

Ah, eu, vagabundo, poderia estar fazendo meu dever de sociologia pra ganhar tempo…mas estou aqui, lançando mais um pensamento meu pro papel, pra falar a verdade, não é só um pensamento, e sim uma cadeia de pensamentos que constituem algo que eu vou entitular de “Teoria da Existência”, pra começar, falarei sobre o que movimenta o mundo.

Pra começar uma definição descente de existência, ja que a maioria das pessoas não saberiam como descrever o significado se perguntadas…

“Existência é a qualidade de tudo que é real ou existe, e também a base de todas as outras coisas.”

Por enquanto não falarei de existencialismo aqui (eu acho) , por mais que essa teoria pareca ter raizes do pensamento de Jean-Paul Sartre.

Bem começando…

Como ja foi dito anteriormente na Teoria do Destino, a realidade é composta por uma sequencia continua de escolhas e a consequencia dessas escolhas…

Bem, mais o que faz uma pessoa escolher o X ao invéz do Y,  porque algumas pessoas conseguem fazer o Z e outras só o W, porque algumas pessoas ficam ricas, são ricas e outras não?

Vamos tentar descobrir haha!

Todos os dias coisas novas aparecem, o mundo esta em constante movimento, mas o que faz o mundo se mover assim?
Considerando a sociedade capitalista em que vivemos, muitos concluiriam que o que move o mundo é o dinheiro.

Eu não concordo, sigo uma ideologia diferente, própria, totalmente construída através de estudos e observações.

E o que move o mundo nas minhas idéias é a imaginação ,  sim, a imaginação, é ela que move o mundo, indiretamente ou diretamente.
A busca das pessoas pelos seus desejos faz com que estas tenham imaginação para achar uma forma de alcançá-los, mas então porque todas as pessoas no mundo hoje em dia não têm o que quer?

A resposta é simples, é porque nem todos conseguem chegar a um nível de imaginação “alto” o suficiente pra alcançar seus desejos, outros podem até ter a imaginação  suficiente, porem não conseguem utilizá-la por motivos psicológicos, ou ate mesmo porque a imaginação de outros limita a destes, ou seja, porque uma pessoa com imaginação não consegue deixar de ser um operário numa indústria?Porque, a imaginação de algum acima dela a limita, e ela perde a confiança. Por isso existem ricos e pobres…por isso que o mundo é cheio de diferenças, porque a imaginação das pessoas altera fisicamente a sua mentalidade.

Aqui está a definição de imaginação pela wikipedia:

“Imaginação é uma faculdade ou capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos – segundo a concepção sartriana apresentada em sua obra O imaginário: psicologia fenomenológica da imaginação. Em filosofia, tais qualidades são chamadas de qualidades secundárias quando a ação do subconsiente pronuncia-se à da consciência.”

Os racionalistas opunham a razão à imaginação, mas eu acho que as duas devem trabalhar juntas pra pensarmos nas possibilidades…se as pessoas pensasem nas possbilidades dos seus atos e respeitassem essas posibilidades, sem duvida o mundo estaria diferente…imagine as possibilidades!

Hoje em dia, nós vemos casos de pessoas que se deram bem na vida por causa de ideias que você nunca imaginou, viu? Essas pessoas tem um “nivel” de imaginação alto o suficiente, e unido ao esforço ganharam na vida, viraram situações dificies…

Imaginação + Esforço = Resultado

Considerando o “resultado” como uma variavel, ela é diferente pra cada tipo de pessoa, e as pessoas tem que saber equilibrar imaginação e esforço pra trespassar as situações do dia a dia.

Existe um fenomeno dito incomum (comparando com o numero de pessoas que ja existiram e existem e o numero de casos de toda a criação) que é quando, pessoas de imaginação superior inspiram outros seres ,  fazendo com que estes elevem seu grau de imaginação…

Mas como isso?

Bem, veja, todas as pessoas tem algo que as inspiram não tem? Mesmo nunca tendo encontrado, concerteza esse algo existe…

Imagine a pessoa Y,  a coisa que a inspira é o quadro Mona Lisa de Leonardo da Vinci, e sempre que essa pessoa olhe para o quadro, ela começa a ter ideias, seus pensamentos fluem mais rapido, ou seja, nesse processo, o quadro inspiro a pessoa, e sua imaginação naquele momento, teve uma elevação de nivel.

Nen sempre o inspirador será um quadro, as vezes é uma pessoa, um objeto, um livro sei la…existem muitas possibilidades aqui.

O que acontece hoje em dia,  é que o sistema cria uma barreira, algo como uma barreira “anti – imaginativa” que limita/diminui o nivel de imaginação de uma grande maioria das pessoas ao redor do mundo.

As pessoas ricas de hoje em dia, que fizeram tudo do zero, com esforço, são pessoas de alta imaginação…

Vamos exemplificar com o exemplo do ex-mais rico do mundo, Bill Gates, pessoalmente  eu o odeio mas sua historia é boa pra exemplificar.

Bem, por mais que Bill Gates tenha nascido com o dom, este usado para criar o nosso conhecido Windows, não seria facil pra ele, enfrentar as situações pra fazer com que sua invenção seja distribuida e conhecida e tal, ele teve que ter muita imaginação para quebrar a barreira do sistema e virar o homem que é hoje, um grande idiota, mais com dinheiro… hehe, que por sua vez é o objetivo de uma sociedade capitalista – dinheiro -.

Mas olhe para tras, a distancia temporal entre nós e o começo da vida desse mané ja é bem alta…as coisas mudaram nesse tempo, as dificuldades aumentaram, as pessoas precisam cada vez mais ter mais e mais imaginação para alcançar seus objetivos.

Se o sistema não existisse (algo impossivel de imaginar hauhauahu) a tendencia das coisas seria essa :

-Pessoas com alto nivel de imaginação , sempre deixariam suas marcas na sociedade, de alguma forma, seja essa direta ou indireta.

-A arte, musica ou qualquer outra forma de representação se tornariam parte da cultura e suportariam o tempo, e aos poucos iam se alterando, criando ramificações e por sua vez novas representações.

Como você pode ter pensado, concerteza essas coisas acontecem mesmo na nossa sociedade , mais que nun calculo matematico, é muito baixo ainda…as pessoas tentam e não conseguem, ou nen tentam…

Bem, estou cansado por hoje, tomei um susto aqui quando quase perdi todo esse texto uahuahuaua…

Irei almoçar agora, e até a parte II da Teoria da Existencia!

By De Souza!

Sobre AA

"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto. Não acredite em nada do que eu escrever. Acredite em você mesmo e no seu coração."
Esse post foi publicado em Filosofia, Teoria da Existencia e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Teoria da Existência – O que movimenta o mundo?

  1. Porf. Igor disse:

    Muito interessante sua teoria sobre a imaginação.
    Há um filósofo que diz coisas parecidas e diferentes do que você está dizendo. Chama-se Thomas Hobbes. Estudamos um pouco dele no ano passado, lembra?
    Ele dizia uma coisa parecida com o que você disse.
    ” o que move o mundo nas minhas idéias é a imaginação , sim, a imaginação, é ela que move o mundo, indiretamente ou diretamente.
    A busca das pessoas pelos seus desejos faz com que estas tenham imaginação para achar uma forma de alcançá-los”
    Hobbes concordaria que são os desejos que nos colocam em movimento, mas para ele o que causava nossos desejos era o medo. Temos medo de morrer ou de sofrer, por isso fazemos coisas que nos preservam ou nos impedem de sofrer. Ele tem alguma razão em dizer isso. Pois é por medo de um predador que passamos em sociedade. É por medo de morer de fome que passamos a plantar e criar animais. É por medo de morrer que nos mantemos vivos.

    Mas isso era só pra acrescentar ideias à sua reflexão. De tudo o que você escreveu me chamou atenção o valor que você dá à imaginação, que eu concordo totalmente. Antes de agirmos, imaginamos, calculamos, avaliamos as possibilidades, depois agimos. Em sua fórumla
    Imaginação + Esforço = Resultado fiquei intrigado porque você não deu muita importância ao esforço. Imaginação todos temos, uns mais outros menos. Muitas vezes porque a ideologia dominante (que você chamou de sistema) nos veta de pensarmos além do que é óbvio, o que nos limita a manter essa mesma ideologia, porque não sabemos imaginar uma outra possibilidade.
    Agora, fazendo uma crítica construtiva a toda sua ideia, me parece que o esforço seja tão (ou mais) importante que a imaginação. Porque senão, sem o esforço, a ação, retenho-me a imaginar e pensar. Imaginar é sim absolutamente impossível, atém mesmo como uma forma de resistência a essa sociedade opressora em que vivemos. Principalmente porque essa opressão é feita de forma bem suave, em filmes, propagandas, novelas, reportagens tudo isso em todos os meios de comunicação (ou quase todos).
    Agora, mais do que imaginar, é preciso também agir. É necessário esforço para atingir aquilo que imaginamos.
    Digo isso porque, ao meu ver, para você o peso maior está na capaciade de imaginar, como podemos ver em “As pessoas ricas de hoje em dia, que fizeram tudo do zero, com esforço, são pessoas de alta imaginação…”
    Desculpa estar fazendo esse papel de crítico chato, mas se eu te critico é porque sei que você tem boas ideias e acredito no seu potencial.

    Achei muito interessante você er falado em Sartre. No bimestre que vem vamos falar muito dele. Vamos falar muito em Existencialismo, que pra mim, é um dos melhores ramos da filosofia.

    Não se desanime com minhas criticas não, ok? Seu pensamento é muito forte e muito interessante, eu é que sou muito chato e crítico! Hahahaha

    Grande abraço!
    Estou gostando de ver o trabalho de reflexão e pesquisa que você tem feito. É incalculável o retonro que isso vai te trazer pra sua vida.
    Até a próxima

  2. Pingback: Aprendendo A Conhecer Sua Consciência | The World Is Garbage!

  3. oque não se movimenta aterra,vento,sol, anoitece,amanhece sem ninguém o movimentar, comes, sentes fome sem o ninguém saber como é k é, o som de fala das pessoas, ideias dada por cada um tudo isso é o caso da existencia de Deus.

  4. O sistema me tomou e ao ler seu texto foi como um feixe de luz ..não sei se é falta de coragem ou preguiça de imaginar algo que venha ser concreto para mim ,no qual os demais percebam .Seguimos uma alienação capitalista hoje onde eu estudo pra ser empregado e me colocam uma venda intelectual onde eu n posso imaginar como seria o topo … Como posso sair do comodismo do sistema e influenciar outras pessoas nexa a ele e que n percebem isso ,começar a procurar imaginar tudo como um todo de fora pra dentro ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s