Analisando Letras de Pink Floyd!

É, Esse tópico vai ser uma viajem haha.

Por que? Simples, você logo descobrirá, caso não conheça Pink Floyd.

Bom, Pink Floyd é uma banda Inglesa de Rock Progressivo e Psicodélico. Seu nome veio da junção do nome de dois mestres do Blues, Pink Anderson e Floyd Council

A Banda começou mais ou menos no ano de 1965 e foi até 1996, um grande tempo, né?

Mas é lógico que nesse tempo algumas substituições, mortes e muitos altos e baixos aconteceram.

“cantor e compositor Syd Barrett, o grupo tinha um modesto sucesso na segunda metade da década de 1960 produzindo rock psicodélico. Mas o comportamento errático de Barrett forçou seus colegas de banda a afastá-lo e substituí-lo pelo guitarrista e cantor David Gilmour.” (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pink_Floyd).

Mas enfim, o propósito desse tópico é mostrar um pouco das letras deles, que com certeza são bem doidas.

Não, não é o Raul Seixas

Não, não é o Raul Seixas

1° Brain Damage –

The lunatic is on the grass.
The lunatic is on the grass.
Remembering games and daisy chains and laughs.
Got to keep the loonies on the path.
{…}
The lunatic is in my head.
The lunatic is in my head
You raise the blade, you make the change
You re-arrange me ‘till I’m sane.
You lock the door
And throw away the key
There’s someone in my head but it’s not me.
Tradução:
O lunático está na grama
O lunático está na grama
Lembrando de jogos e corrente, de margaridas e risadas
Tendo que manter os doidos no caminho
{…}
O lunático está na minha cabeça
Você levanta a lâmina, você faz a mudança
Você me refaz até eu ficar bem
Você trancou a porta
E jogou a chave fora
Tem alguém na minha cabeça mas não sou eu

Agora me diz, que porra ele quis dizer com isso?

Capa do Disco Atom Heart Mother

2° Breathe

{…}
Run, rabbit run.
Dig that hole, forget the sun,
And when at last the work is done
Don’t sit down it’s time to dig another one.
For long you live and high you fly
But only if you ride the tide
And balanced on the biggest wave
You race towards an early grave.
Tradução:
{…}
Corra coelho, corra
Cave esse buraco, esqueça o sol
E quando o último trabalho estiver pronto
Não descançe, é hora de cavar outro
Desejo a você uma vida longa e que você voe alto
Mas só se você montar na maré
E se equilibrar na maior onda
Você corre para um túmulo adiantado



Pois é, cheguei a conclusão que não dá pra analisar as letras deles, deve ser muito ácido na cabeça. E não para por aí, tem muita coisa tipo “Shine On Your Crazy Diamond” que é “Brilhar no seu diamante maluco” ou “We’re just two lost souls swimming in a fish bowl”, algo como “Nós somos só duas almas perdidas nadando num áquario”…

O que ele quis dizer com isso, meu deus?

Fora as letras, capas de discos malucas, como a da Vaca ali em cima e clipes das múscas, um mais doido que o outro também fazem parte dessa “Tradição”.

Bom, tem uma música deles que é um “solo de vocal”! Aí você deve imaginar “que porra é essa de solo de vocal?” Pô, simples! Imagine um solo de guitarra, agora ao invés de guitarra, a voz! Maravilhoso, né?

Aí em baixo segue essa música, a “The Great Gig In The Sky”

O solo começa por volta de 1:05

Apesar da loucura toda, Pink Floyd foi uma grande banda, sem dúvida, uma das bandas que mais influenciou um grande número de músicos e bandas ao redor do mundo.

Vale a pena ouvir também:

  • Wish You Were Here
  • Time
  • Confortably Numb
  • Money
  • Keep Talking
  • High Hopes
  • Learning to Fly
  • Sheep
  • Us and Them
  • Have a Cigar
  • Hey You

Sobre brunobass

Bruno. É, aquele cara que gosta mais de musica do que de tudo. Acho que isso resume bem o que eu sou, um cara que adora musica em seus mais variados estilos, instrumentos musicais, bandas, e todos esses congêneres (ah garoto, falei bonito! haha). 17 anos, morador do Rio, sou baixista tenho uma banda e alguns poucos sonhos pra se realizar ainda. Tirando a música, gosto também de jogos (mas não tanto como esses outros viciados aqui), suco de maracujá e dias nublados. Interresante, né?
Esse post foi publicado em Musica. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Analisando Letras de Pink Floyd!

  1. Marcio disse:

    The Dark Side Of The Moon, disco mais clássico de todos os tempos.

  2. Hell Fish disse:

    Atom Heart Mother é um dos álbuns mais subliminares da história da música, eu ainda acho mais subliminar que a capa do primeiro disco do Black Sabbath.

  3. brunobass disse:

    Verdade, a capa do auto-intitulado do Black Sabbath chega a dar medo haha
    Mas tem N.I.B., que tem solo de baixo \o/ hahaha

  4. twig000 disse:

    J Rock Owna essas bandas todas =D

  5. Klebs disse:

    As músicas estão mal traduzidas. É preciso traduzir com mais precisão e também conhecer a história dos membros e do próprio Pink Floyd para entender as letras. Além, claro, de se aprofundar nos conceitos filosóficos da banda.

  6. Klebs disse:

    Eu tenho conhecimento para explicar cada letra, cada música, cada álbum do Pink Floyd e posso garantir: É UMA OBRA PROFUNDA, FANTÁSTICA, INIGUALÁVEL E GENIAL!!!

  7. Max disse:

    Meu camarada, veja a história do Syd Barret na banda e entenderá a maioria das músicas do Pink Floyd. “Shine On…” significa “Continue brilhando seu louco diamante”, o que é uma referência a Syd. Syd foi afastado da banda por sua deterioração mental. Ele ficou literalmente doente mental por uso excessivo de LSD, e foi inspiração pra banda, inclusive nesse CD. É a banda mais enigmática já existente, então não é, não foi e nunca será fácil entender o Pink Floyd. Atrás da melodia, dos arranjos e letras pesadas, existe sempre uma história que terá que estudar pra entender, e quando entender vai querer estudar todas de queixo caído. As capas sempre tem algo por trás…O título do album da vaca Lullebele III refere-se a uma experiência médica real, relacionada com a intervenção de um coração artificial na recuperação de uma mulher grávida, “Coração atômico de Mãe”. E a vaca é uma reprodução fotográfica de um quadro famoso na Inglaterra que significa ambiguidade. Abraço!

  8. Eduardo disse:

    Eu fiquei um pouco revoltado quando li seu post, mas me acalmei quando li os comentários. O que tem na cabeça dos músicos do Pink Floyd não é ácido e sim muita inteligência, criatividade e dom artístico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s